26 de fev. de 2016

Eu Sou Malala



Sinopse:

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.
Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. 
O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. 

Sinopse via Skoob

Resenha:

 Malala Yousafzai. Que pessoa incrível, que história de vida sensacional.
Eu gosto muito de histórias de pessoas que viveram em  meio a  guerras. Acho excepcional ver o ponto de vista de alguém que de repente teve sua vida virada de ponta cabeça, devido a uma guerra que independente dos motivos só traz destruição.
Gostava muito das aulas de história na escola e sempre que o assunto era uma guerra, lembro que pensava nas pessoas que viviam naqueles lugares , ninguém deu a elas a opção de estar ou não em meio a guerra, elas simplesmente viviam num lugar que de um dia para o outro se tornou o palco de uma guerra e elas se vêem obrigadas a tentar fugir ou viver em meio à bobas e tiros, lutando para preservar suas vidas.
Malala uma ativista paquistanesa, em 2009  com apenas 12 anos de idade decide não ficar de braços cruzados durante a ocupação Taliban no vale do Swat. 
Filha de um professor e dono de uma escola para meninas, ela valoriza muito a educação e tinha o sonho de se tornar médica. Num dado momento o Taliban proíbe a educação de meninas (entre outras muitas exigências) e então ela mostra uma maturidade tremenda e decide não se calar diante das opressões.
Malala começou a escrever num blog detalhes sobre o seu cotidiano durante a ocupação Taliban, as tentativas destes em controlar o vale e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação.Aos poucos ela foi se tornando cada vez mais conhecida e consequentemente na mira do Taliban.
A história é fantástica, é real , e Malala Yousafzai ganhou o respeito e admiração do mundo todo ( ela até ganhou o prêmio Nobel da paz em 2014, mais do que merecido por sinal).

"Sentar numa cadeira, ler meus livros rodeada pelos meus amigos é um direito meu".


3 comentários:

Mundo Literário da Cecy disse...

Oi Debora, tudo bem? Indiquei o seu blog para o Prêmio Dardos, dá uma passadinha lá no meu cantinho e confere:

http://mundoliterariodacecy.blogspot.com.br/2016/03/premio-dardos.html

Unknown disse...

Fiquei lisonjeada com a sua indicação. Muito obrigada querida :)

Mundo Literário da Cecy disse...

O prazer foi meu!

Postar um comentário

'